Sola Scriptura – Série 5 Solas

Sola Scriptura é o principio doutrinário principal da Reforma Protestante.
Como todas as outras Solas, Sola Scriptura atacou a forma com que a Igreja Católica Romana regia o Cristianismo na época.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3:16).

 

Sola Scriptura

Os reformadores afirmam neste ponto que as Sagradas Escrituras são a ÚNICA regra de fé
e prática do cristão, se opondo ao catolicismo que fundamentavam suas doutrinas sobre o Credo Apostólico,na Bíblia e no Magistério.

E por esse motivo, foram introduzidas na Igreja práticas contraditórias a Bíblia como a oração á santos,a transubstanciação,autoridade papal,batismo de bebês e a famosa indulgência.

E diante de tudo isso,com as 95 teses da Reforma batendo de frente com a história da Igreja Católica e sua cultura e domínio, ela se retrata dizendo que em lugar nenhum da Bíblia ela mesma se auto-intitula Sola Scriptura, mesmo isso sendo verdade, é falho dizermos isso, pois sabemos que a Bíblia é a PALAVRA DE DEUS, dotada de autoridade e inerrante, de modo que ela não deixa espaços para nenhum tipo de tradição que possa contradize-la.

As tradições são válidas APENAS se estiverem em concordância com as Escrituras. Se não estiverem, não provêm de Deus! Se todas as tradições estivessem em plena harmonia com a Palavra de Deus, não haveria problemas, mas a grande maioria das tradições que as igrejas cristãs atuais possuem são tradições criadas em cima de tradições que foram criadas em cima de outras tradições e as primeiras não haviam sido feitas em concordância com a Bíblia e acaba que tudo vira uma bola de neve anti-bíblica.

Sola Scriptura é a única forma de evitar que opiniões pessoais tirem a prioridade da Bíblia. E hoje se estudarmos as Escrituras, conseguiremos perceber VÁRIAS tradições e doutrinas aplicadas nas igrejas atuais que estão em total discordância com a Bíblia, e é aí que aplicamos Sola Scriptura.

Ela é o ponto citado pelos Reformadores que resgata o zelo pela doutrina de Cristo, nos mostrando que Deus sempre fala a verdade e nunca se contradiz em seus mandamentos e diretrizes para com sua igreja.

3 Comentários


  1. Olá, Luiz Guilherme! Paz!

    Claro, objetivo e com conteúdo. Que o Senhor continue abençoando seu projeto para ensinar a Palavra de Deus!

    Um abraço,
    Geraldo Augusto


  2. Olá, Luiz Henrique!

    Parabéns pelo artigo: claro, objetivo e com conteúdo.

    Que o Senhor continue abençoando seu projeto para ensinar a Palavra de Deus!

    Um abraço,
    Geraldo Augusto

    1. luiz

      Olá Geraldo!

      Gloria a Deus! Fico Feliz pelo seu comentário, e que de alguma forma possa ter
      te ajudado, me da mais força pra prosseguir com o projeto.

      Que Jesus lhe abençoe sempre.

Comentários encerrados.