Sola Gratia – Série 5 Solas

Você acha que você deve fazer algo para que possa herdar a vida eterna? Você acha que mesmo com o sacrifício vicário de Cristo, você ainda deve realizar algumas obras para “completar” seu passaporte pro céu ?

Se a sua resposta for Sim, você deve ler este artigo. Estamos na nossa Série das 5 Solas, onde estamos expondo os 5 pilares da Reforma Protestante. No último artigo discutimos e aprendemos sobre Sola Fide (Veja Aqui), e agora iremos ver sobre Sola Gratia.

SOLA GRATIA

Essa é uma das doutrinas que mais incomodam o ser humano, definitivamente. Gostamos de ser participantes e de ter as coisas em nosso domínio, mas a Sola Gratia nos traz uma realidade bem diferente. Um dos maiores defensores do evangelho da Graça foi o apóstolo Paulo, lutando veemente contra as heresias que eram introduzidas no meio da igreja. E é ele que escreve um dos textos que servem como base para essa Sola.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie.” ( Efésios 2.8-9)

Este texto é muitíssimo claro em relação a este assunto, mas na idade média com o catolicismo tendo seu poder cada vez maior, esse conceito foi aos poucos esquecido e outros ensinamentos foram introduzidos e infelizmente estão impregnados em grande parte dos cristãos até hoje.

Um deles é a heresia de separar os pecados em maiores e menores, ou seja, mortais e veniais, respectivamente. Sendo que os maiores o sacrifício de Cristo cobria, mas os menores poderiam ser pagos pelo próprio pecador com penitencias estipuladas pelo padre diante das confissões. Heresia sem a menor base bíblica! E com isso o povo foi achando que poderiam fazer alguma coisa para “ajudar” na sua salvação e foram se distanciando cada vez mais da Graça Salvadora de Cristo.

Até que os reformadores chegam, identificam o erro gravíssimo e tornam a trazer toda honra e gloria á Deus!

Graça significa favor imerecido, sendo assim, se somos salvos pela graça é porque Deus quis nos salvar sem que nós fizéssemos nada, mas porque Ele quis pra glória APENAS Dele.

Percebe como a Fé (Sola Fide) e a Graça (Sola Gratia) andam juntas ? “ Salvos pela graça, mediante a fé…” e pra glorificar ainda mais a esse Deus tão maravilhoso, nenhuma das duas vêm de nós, são dons dado por Deus! Ele é 100% autor e consumador da nossa fé e da nossa salvação.

Aplique essa doutrina reformada nos dias atuais e veja se ela tem sido seguida. Será que estamos dependentes da Graça ou ainda estamos tentando comprar nossa entrada no céu com penitências e outras heresias? Comente aí e compartilhe com quem você sabe que precisa entender mais sobre a Graça.

No próximo artigo iremos falar do 3º pilar: Solus Christus.

Que a Graça e a paz de nosso Senhor Jesus esteja sempre com vocês!